quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Cuidados a ter com os cabelos no Verão

O Verão está aí e brevemente os dias intensos de forte calor irão aparecer. Deve estar bem nutrida para que o cabelo não fique frágil e quebradiço. O cabelo pode ser o espelho da nossa alimentação. Ao praticar uma alimentação descuidada, com carência de algumas vitaminas, pode originar fragilidade e/ou queda de cabelo. 
Se o seu caso é mesmo descuido e pouco tempo para cuidar do seu cabelo, deve mudar esse hábito. Se tem pontas secas ou espigadas, deve fazer um tratamento para nutrir o couro cabeludo e o cabelo. Após um tratamento de beleza e o cabelo ficar saudável, só tem de o manter assim. No verão é difícil manter o cabelo saudável porque existe longas exposições solares, banhos no mar, e o fato de andar mais vezes de cabelo preso pode originar quebra e queda de cabelo. 

Cuidados a ter especialmente no Verão: 
- Usar protetor solar no cabelo;
- Se tiver possibilidade, na praia, deve passar o cabelo por água doce após o mergulho no mar. Depois deve retirar o excesso de água e voltar a aplicar o protetor;
- Se ficar muito tempo na praia, proteja a cabeça com um chapéu, ou coloque-se mesmo debaixo do chapéu-de-sol;
- Depois de lavar o cabelo coloque óleo hidratante nas pontas, para hidratar o cabelo e evitar as pontas espigadas;
- Evite andar com o cabelo sempre de rabo-de-cavalo. Quando estiver ao sol, prenda-o com uma mola suave, para não quebrar o cabelo.

Não deixe de colocar em seu prato

Pepino: por ser rico em silício e enxofre, o pepino fortalece o cabelo e estimula seu crescimento. Deve ser consumido regularmente. 

Cenoura: consumida regularmente, a cenoura tem a propriedade de fortalecer os cabelos. 

Vinagre: o vinagre de maçã tem a propriedade de agir contra queda de cabelos. Proporciona resultados tanto pela ingestão como pelo uso tópico. 

Alecrim: ótimo tempero, mas dessa vez o uso é externo. Para combater queda de cabelos, friccione regularmente essência de alecrim sobre o couro cabeludo.

Minerais importantes para os fios

Magnésio: essencial na formação de proteínas como a queratina, que constitui os fios. Fontes: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes.

Cálcio: a deficiência desse mineral torna os cabelos finos e quebradiços. Fontes: leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.
 
Sódio: ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho. Fontes: frutos do mar, tomate, aipo e tofu. 

Potássio: é muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação. Fontes: carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol. 

Zinco – é ele que dá a força aos cabelos. Fontes: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo. 

Evite
Banhos excessivamente quentes prejudicam os cabelos, tornando-os ressecados e quebradiços. 
- O sol das horas mais quentes do dia deve ser evitado. Ele queima os cabelos e resseca-os. Principalmente as pontas sofrem com isso. Ficam quebradiças, facilitando a formação de nós e pontas duplas.
O uso de tinturas artificiais e produtos fixadores que contêm álcool prejudicam a qualidade dos cabelos, tiram vida e brilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário