segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Conhecendo a Quinoa Real.

Como a Montan esta recebendo muitos emails sobre esse alimento, resolvemos colocá-lo em destaque e falar um pouquinho dele.

A quinoa tem uma força que vai muito, muito além do seu peso, na batalha dos grãos. Você nunca ouviu falar disto? Então você e sua família estão perdendo muito tempo, tanto em nutrição quanto em sabor. Keen-wa, ou Keh-no-ah, era o alimento principal na dieta dos Incas no Peru, há mil anos, e estão voltando à tona atualmente, nas revistas sobre Estilo de Vida.

A quinoa é uma antiga semente originada das montanhas dos Andes da América do Sul, e utilizada como um grão. Mas, contém mais proteína por peso do que qualquer outro grão. Além disto, tem um equilíbrio quase perfeito de aminoácidos. Ela é o gorila de 350 kg em lisina, um aminoácido necessário para o crescimento e reparação de tecidos. É também uma boa fonte de fibras, fósforo, ferro, manganês, magnésio, cobre e vitaminas B e E. É um canivete suíço da nutrição.

Com um sabor adorável, vai bem em sua mesa como salada ou misturada a legumes. Pode tomar o lugar do arroz e do macarrão. Ou, servir como um cereal para o café da manhã, com mel, maçãs picadas, uvas passas e canela. 

É ridiculamente fácil de preparar. Em 15 minutos, 2 xícaras de água e uma de quinoa fornecem a você de 4 a 6 porções, especialmente se você a soltar bem depois de cozinhar. E, conforme a quinoa vai se tornando mais popular, muitos sites e revistas apresentam receitas de como fazer da quinoa um triunfo à mesa. Uma vez que você saiba como cozinhá-la fervendo, pode inventar suas próprias receitas e ser um super-herói da nutrição!

Tente estas formas de preparo: 1 xícara de quinoa, 2 xícaras de legumes (ou de caldo de galinha, ou água e sal o suficiente para dar sabor). Um tablete será mais que suficiente, mas se você for utilizar algum caldo em tablete, não utilize também o sal. Você também pode usar outros temperos: alho, curry, molho italiano, manteiga, salsa, pimenta, pimentão, ... O que você puder se lembrar! 

Enxágue a quinoa. Embora a maioria das quinoas embaladas já tenham sido limpas, é necessário enxaguar as sementes porque são naturalmente recobertas com saponina, uma substância amarga que protege a quinoa contra os pássaros. Encha uma tigela com água quente, coloque a quinoa, enxágue completamente 3 vezes, agitando com a mão e escorrendo completamente a água. Você também pode deixá-la de molho por quinze minutos se estiver usando água fria, e escorrer muito bem depois. 

Em uma panela média, coloque duas xícaras de água, ou encha completamente e leve a ferver. Então, coloque a quinoa e o sal, ou outro tempero qualquer, mexendo de vez em quando com uma colher. Leve a ferver novamente, cubra, reduza o calor e deixe ferver por 15 minutos. Algumas pessoas preferem usar 3 xícaras de água, e escorrer o excesso de água quando a quinoa ficar macia, e então ferver por 15 minutos. Quando você vir que os grãos tornaram-se transparentes com linhas brancas em volta, a sua quinoa está pronta. Deixe descansar, com tampa, por 5 minutos. Solte os grãos com auxílio de um garfo, e sirva. Se você usa arroz, este é um substituto muito mais saudável. Rodelas de cebolas fritas dão um toque muito bom!

Receita de Salada de quinoa

Ingredientes:
4 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de quinoa
1 cebola picada
1 tomate sem semente. picado
1/2 maço de salsa picada
1/2 xícara (chá) de uva passa branca
Sal à gosto
3 colheres (sopa) de azeite
Suco de 1/2 limão
Folhas de alface americana, tomates cereja e palmito cortado em rodelas diagonais para decorar.

Modo de preparo:
Em uma panela, ferva a água, junte a quinoa e cozinhe em fogo baixo, com tampa por 15 minutos ou até ficar al dente. 
Passe por uma peneira, apertando bem, e deixe esfriar em uma tigela. 
Junte delicadamente os demais ingredientes e tempere com sal, o azeite e o suco de limão. 
Sirva decorado com folhas de alface americana, tomates cereja e rodelas de palmito.

Rendimento: 6 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário