quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Gostou da dica da Linhaça. Então veja algumas receitas dessa poderosa semente.

Para começar o dia:

Vitamina com linhaça

Ingredientes:
4 colher(es) (sopa) de leite em pó
2 colher(es) (sopa) de mel
2 colher(es) (sobremesa) de farinha de aveia
250 ml de água
2 unidade(s) de banana nanica
1 colher(es) (sopa) de sementes de linhaça
1 unidade(s) de ovo
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.






Um ótimo almoço:
Feijão com linhaça (farinha) e sal de ervas
Ingredientes:
1 gr de alho
750 ml de água
10 ml de Azeite extra virgem 
 
100 gr de feijão carioquinha
10 gr de cebola
20 gr de abóbora japonesa
2 gr de coentro
2 gr de cebolinha verde
2 colher(es) (sobremesa) de farinha de linhaça
2 colher(es) (chá) de 
sal de ervas
Modo de Preparo:

Primeiro, selecionar o feijão e adicionar quatro partes de água. Cozinhar de dois a três minutos sob pressão. Deixar em repouso na mesma água por uma hora (caso o indivíduo sofra de “gases”, sugere-se a eliminação da água e acréscimo de outra – mesmo que alguns nutrientes sejam perdidos, pois os mesmos podem ser compensados com o acréscimo de legumes na preparação, como o jerimum, bem comum no preparo regional do Nordeste, ou outros legumes, como cenoura ou chuchu). Refogar com os temperos (tempero brasileiro: tomate, cebola, alho, coentro ou salsa e cebolinha). O tempero é a gosto e pode ser feito como de costume. Aconselha-se que, se for congelar parte do feijão, usar o mínimo de tomate (ou mesmo não utilizá-lo), pois, por ser ácido, esse fruto pode levar à mudança de características sensoriais se o congelamento não for feito de maneira correta – o alimento pode ficar mais ácido. Acrescentar farinha de linhaça (previamente processada em liquidificador ou processador; o excesso pode ser armazenado sob refrigeração) e o sal de ervas** (mistura previamente feita com partes iguais de: alecrim, manjericão, orégano – desidratados – e sal). Finalmente, juntar o refogado ao feijão. Voltar a cozinhar sob pressão por mais 30 minutos (o tempo varia de acordo com o tipo do feijão). 
Está pronto para degustar! Em quantidades maiores, pode ser dividido em porções e congelado, sem perdas significativas de suas propriedades.

Um delicioso Lanche:

Pastel de Proteína de Soja Assado

Ingredientes:
Massa
1 xícara(s) (chá) de farinha integral
1/4 xícara(s) (chá) de germen de trigo
1 colher(es) (sobremesa) de farelo de trigo
1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 colher(es) (sobremesa) de sal
1/4 xícara(s) (chá) de água
1/4 xícara(s) (chá) de Azeite  gelado(s)

Recheio
2 xícara(s) (chá) de proteína de soja
1 xícara(s) (chá) de cenoura ralada(s)
1 colher(es) (sopa) de sementes de linhaça
1 colher(es) (sobremesa) de gergelim branco
1 colher(es) (sopa) de shoyu
quanto baste de salsinha
3 colher(es) (sopa) de azeitona verde picada(s)
1 colher(es) (sopa) de cebola picada
1 colher(es) (sopa) de iogurte desnatado

Modo de Preparo:
Massa
Para a massa, coloque numa tigela as farinhas, o gérmen e o farelo de trigo. Misture. Adicione o sal, o azeite e, aos poucos, a água, amassando até a massa ficar bem misturada e ligada (sem grudar nas mãos). Se necessário, adicione um pouco mais de farinha de trigo normal. Deixe descansar por cerca de 15 minutos. Abra a massa com o rolo em uma superfície lisa e enfarinhada. Modele os pastéis, recheando com um pouco do refogado de soja (corte com cortador ou um copo). Distribua os pastéis numa forma untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, pré-aquecido, até assar.


Recheio
Para o recheio, reidrate a proteína de soja deixando de molho em água e shoyo. Depois, escorra e esprema bem para eliminar o excesso de água. Leve uma panela antiaderente ao fogo. Coloque a cebola, a salsa e a cebolinha. Refogue levemente e adicione o shoyo, a cenoura e a azeitona. Continue a refogar. Junte a semente de linhaça, o iogurte e misture. Por fim, acrescente a proteína de soja reidratada. Retire do fogo e reserve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário