quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O PODER DAS SEMENTES

As sementes de linhaça, abóbora, girassol e gergelim vêm ganhando espaço na gastronomia, pois carregam uma enorme quantidade de nutrientes e são ótimas fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e proteínas.





Gergelim 

Essa semente é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Além de evitar prisão de ventre, hemorróidas e o câncer de colón. Curiosidade: Altamente eficaz na lubrificação do intestino, graças a sua ação emoliente e de laxante suave no organismo, pois umedece e lubrifica.



Linhaça 

Além dos carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, a linhaça possui 27 componentes anticancerígenos e se torna uma ótima aliada na prevenção do câncer de próstata, cólon e pulmão. É a mais rica fonte de ômega 3 (gordura boa) existente na natureza, evitando doenças cardiovasculares. 

Curiosidade: Tem cinco vezes mais fibras que a aveia e contém 100 vezes mais lignina (fibras insolúveis dietéticas) que os melhores grãos integrais.



RECEITAS

Sanduíche de Mussarela de Búfala com Gergelim 

Modo de Preparo: Higienize os vegetais. Tempere as fatias de tomate, a cenoura ralada e o pepino com azeite, sal e junte a salsinha. Reserve. Corte as fatias do pão sírio ao meio, coloque essa mistura e disponha a mussarela de búfala cortada em fatias sobre esta. Polvilhe com o gergelim Montan e cubra com a outra metade do pão. Sirva a seguir. Se desejar pode aquecê-lo brevemente em forno pré-aquecido para derreter a mussarela. 

Ingredientes: 58 gramas de pão sírio integral ou 1 unidade média 28,67 gramas de queijo mussarela de búfala ou 2 unidades pequenas 30 gramas de tomate ou 2 fatias médias 12 gramas de cenoura ralada ou 1 colher de sopa 50 gramas de pepino (cru) ou ½ unidade média 12 gramas de semente de gergelim Montan ou 1 colher sobremesa 16,89 gramas de salsinha (crua) ou 1 colher sopa 2,5 ml de azeite de oliva (extra virgem) ou ¼ colher sopa 6 gramas de sal refinado ou 1 colher de chá 2.


Suco Hidratante com Linhaça 

Modo de Preparo: Bata no liquidificador, o mamão, a água de coco e a semente de linhaça Montan até ficar homogêneo. Sirva logo em seguida. 

Ingredientes: 75,5 gramas de mamão papaya ou ¼ unidade grande 200 ml de água de coco ou 1 copo médio 9 gr de semente de linhaça Montan triturada ou 1 colher sobremesa cheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário